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Entrevista com Renan Loubak 25/06/2004

    Atual presidente da FECAM - Federao Capixaba de Motociclismo, piloto e organizador de corridas, Renan Loubak uma das pessoas mais apaixonadas pelo motocross que eu conheo. impossvel conversar com Renan sem falar em motocross e, mesmo com uma grande lista de fraturas, duas delas recentes quando quebrou os dois ps de uma s vez, Renan ainda se considera piloto e no deve demorar muito para voltar a correr, o que j faz a mais de 22 anos sem parar tornando-se o piloto do motocross capixaba com mais tempo em atividade.

    "Paitrocinador" da filha, Hanna Loubak, que j foi campe da categoria 50 e hoje corre na 80, Renan est investindo na sua empresa, a Motocross Renan Loubak, e criando uma estrutura cada vez maior para montar os eventos que produz.

    Nos encontramos com Renan na noite de sbado, dia 25/06, em Venda Nova do Imigrante onde no domingo seria realizada a 3° etapa do Campeonato Capixaba de Motocross 2005. Conversamos bastante e o Renan falou sobre os principais problemas do esporte, esclareceu algumas dvidas, e tambm se colocou a disposio das pessoas que gostam do motocross para responder perguntas e debater sobre o esporte no recm criado Frum do RH41.

    uma grande oportunidade para saber o que pensa uma das figuras mais importantes do motociclismo capixaba, conhecer melhor como funciona a produo das corridas e aproximar mais pilotos, federao e organizadores.


Renan Loubak
Organizando a 3° etapa do Capixaba de Motocross 2005
em Venda Nova do Imigrante
Foto: Lauro Hoffmann

RH41 - Vamos comear com o piloto Renan Loubak. Quando e como voc comeou a correr?
Renan - Eu comecei em 1989, mas j acompanhava o motocross e supercross desde 1981 porque eu andava em bicicross neste perodo, e junto com o bicicross eu vinha acompanhando o motocross. Na poca do Lauro Hoffmann, Jackson Laureti, Toninho Passos, que hoje so os vovs do Motocross. Ento eu j venho acompanhando o motocross desde 1981.

RH41 - E como era o piloto Renan Loubak naquela poca?
Renan - E comecei a correr com uma XL125 e a paixo pelo motocross era muito grande, falava mais que a razo porque fazer o que a gente fazia em cima de uma XL125 era muito difcil. Muitos pilotos at da Especial estranhavam como a moto andava daquele jeito, mas a paixo pelo motocross muito grande, por isso a gente at deixava de lado os riscos, que tambm eram muito grandes, ao pilotar uma XL125 daquela forma.

Andei bastante tempo de XL125 e cheguei num perodo na categoria nacional que, quando eu no quebrava, ganhava a prova. Cheguei perto de ser campeo da Nacional. De 8 provas eu ganhei 4 e quebrei 4, sempre andando na frente.

Depois passei para a categoria especial e foi um susto muito grande. Eu sa de uma XL125 com kit de 180 e passei para a CR 250cc. A que comearam as dificuldades de voc pilotar uma moto importada que era outra tocada e eu no tinha muita instruo na poca devido a ter vindo do bicicross. A gente ia pra pista e: vamos saltar? Vamos!
Eu sempre gostei muito de saltos, de pistas de supercross e saltos altos, saltos grandes ou saltos longos mesmo.

RH41 - Por que voc parou de correr?
Renan - Durante a minha vida de piloto de motocross eu sofri vrios acidentes. Eu quebrei a perna, quebrei joelho, quebrei brao, quebrei mo, quebrei os dentes tambm, eu fraturei a coluna tambm num acidente muito grave. E na volta agora, sempre com alguns pilotos acontece isso, a parte financeira. A moto muito cara e voc no consegue manter. Voc vende a moto achando que vai conseguir se manter no Motocross e no consegue repor uma nova moto, a eu acabei passando um perodo complicado de ter que vender a moto e depois no conseguir comprar outra, a fiquei muito tempo fora.

Depois voltei de novo e acabei me acidentando na primeira corrida, fraturando a coluna.
Fiquei mais um tempo fora, voltei de novo e fraturei as duas pernas num acidente.

RH41 - Ento voc no parou, est parado por causa do acidente?
Renan - Mas me pergunte: voc parou? No sei, o amor pelo motocross muito grande, tanto que hoje a gente vai nas provas da minha filha Hanna, que eu incentivo porque ela gosta muito tambm, e assim a gente j est a 22 anos dentro disso, acompanhando os altos e baixos do esporte, muitos pilotos vieram e muitos pilotos foram, mas tem muita gente boa que ficou a no Motocross levando ele pra frente.


Renan no dia da entrevista em Venda Nova
Foto: Lauro Hoffmann

RH41 - O que mais fcil, ser piloto ou presidente da Federao?
Renan - Ser piloto mais fcil porque voc chega em uma prova e voc e a pista, ento voc chegou pra andar e a sua preocupao s com a corrida. Ser um presidente de Federao, principalmente no nosso estado onde a deficincia financeira muito grande nas realizaes dos campeonatos, muito mais difcil por vrios motivos. Hoje ns no temos um campeonato fixo de patrocnio, ento ns ficamos dependendo das prefeituras, s vezes eles confirmam a data com voc e marcam essa data s vezes com quinze dias, ou uma semana antes, fazem promessas que vo pagar o evento e chega no dia no pagam, a a gente acaba ficando com o compromisso de assumir tudo.

E ainda tem que estar atento a tudo o que acontece no motociclismo dentro do estado, ns temos o campeonato de Motocross, o campeonato de Enduro de regularidade, tem o campeonato de Veloterra, tivemos um campeonato de Motovelocidade, campeonato de Cross-Country, campeonato de Wheelie e campeonato de Moto Arrancada. Ento hoje como presidente voc tem que estar praticamente acompanhando todos os campeonatos que so realizados dentro do estado, filiando pilotos e etc..

A questo do crescimento da Federao foi muito grande em nmero de pilotos e em nmero at de provas tambm. antes ns chegamos a ter duas ou trs provas durante um ano e campeonatos que no conseguamos terminar e hoje ns temos campeonatos inteiros... que comeam e terminam, mesmo com essas dificuldades financeiras que vem acontecendo dentro do Estado em termos de patrocnio. Se no fossem as prefeituras a gente no conseguiria realizar as provas e campeonatos de hoje.


Renan como diretor de prova
Queria mesmo estar na moto...
Foto: Lauro Hoffmann

RH41 - O que seria preciso pra gente fazer um campeonato fixo, no caso voc falou que no tem apoio financeiro pra isso, o que seria preciso?
Renan - Eu vejo, como organizador tambm de algumas provas do campeonato, a questo financeira. Porque hoje a gente esbarra muito na questo financeira em termos de estrutura e ns no temos um patrocinador fixo para o campeonato. Porque quando voc tem um patrocinador fixo, independente das cidades patrocinarem ou no o campeonato voc j tem aquela empresa que est patrocinando ento voc procura s uma estrutura logstica no municpio, no a parte financeira.

RH41 - A prefeitura seria um complemento?
Renan - , seria s um complemento para a realizao das provas. Ento ficaria mais fcil voc manter as datas do campeonato e programa-lo independentemente da cidade.

Ns tivemos casos, como aconteceu em Venda Nova mesmo, de estar programada uma data e o prefeito pediu para mudar a data. Era ele quem pagava, era o patrocinador do evento e ns tivemos que mudar a data para ter esta prova do campeonato em Venda Nova. E nesse caso existe aquele compromisso tambm de ele mudar a data e manter esta data todos os anos enquanto ele for prefeito para realizar uma prova de campeonato.

RH41 - Alm de presidente da Federao voc organizador de eventos, ento voc pode falar das trs posies: piloto, presidente de federao e organizador.   Peo que voc explique por que este comeo de 2005 foi complicado e no tivemos algumas etapas. O que aconteceu?
Renan - Falando como organizador, este ano ns tivemos a mudana de prefeitos. Em algumas cidades mudaram os prefeitos e alguns prefeitos quando nomeiam um secretrio de esporte que no tem aquela tradio do Motocross ser realizado na cidade, como Barra do Sahy e outras cidades que isso acontece. Ento pra gente conseguir retomar aquela negociao de uma prova de Motocross naquela cidade fica muito difcil, por que algumas pessoas que no conhecem bem o motocross vem como um esporte de pessoas ricas que no tem o que fazer. O sujeito no conhece e no sabe que o motocross um dos esportes mais bonitos do mundo de se ver. E existe essa dificuldade de voc retomar algumas provas devido ao custo financeiro da prova com a premiao, alguma estrutura, porque hoje no s ter uma premiao pra bancar os pilotos, necessrio dar uma segurana tambm aos pilotos com a equipe mdica, com um isolamento de pista, enfim, tudo que ns estamos tendo nas etapas do capixaba. O evento pede isso e o pessoal que trabalho conhece a dificuldade que muito grande, tem alguns lugares que tem boa vontade para fazer, mas eles no conseguem te dar uma boa estrutura, ento s vezes voc no consegue fazer uma boa prova nesta cidade. Ento eu prefiro no fazer esta prova porque eu sei que no vai ter uma boa estrutura como tem em outros lugares.

o que eu falo sempre pro pessoal; o esporte hoje eu to vivendo os trs lados, o caso de piloto que sei toda a dificuldade que comprar uma moto e ir pra uma pista, sei a dificuldade de ser o presidente da federao, mas a pior delas hoje ser organizador de eventos, por que quando voc est organizando um evento voc o principal responsvel, tanto na parte financeira como na parte tcnica, tudo, se deu tudo certo bom, parabns, agora se deu tudo errado cai tudo nas minhas costas, o organizador o responsvel. Tudo que acontece culpa do organizador.

O problema de pista nos dias de hoje que nos temos que fazer uma pista que atenda todo mundo da categoria 50, 60, tem o pessoal da categoria estreante, tem a Fora Livre e s vezes algumas coisas que alguns pilotos no entendem que cada piloto, eu observei, quem organiza sabe disso, alguns pilotos hoje pensam s na categoria dele, alguns j falaram isso pra mim: "A minha categoria andando certo, o resto que se dane". Ento a gente observa isso, que cada categoria um problema diferente, muita gente pensando assim, a categoria dele dando certo ele no est preocupado com as outras categorias, a dele deu certo, beleza, as outras o organizador que se vira pra l, ento isso muito complicado para o organizador de prova.

Tem tambm a questo dos recursos financeiros que "do errado", eu tenho at hoje alguns recursos sem receber de algumas prefeituras, mas eu tive que arcar com os pagamentos, pois eu fiz o evento e tenho que cumprir pois os pilotos que vieram de longe para correr no tem nada a ver com isso. Voc organizou e convidou tem que arcar com os problemas. Se deu lucro, legal, agora se deu prejuzo voc tem que assumir para no deixar o motocross cair no descrdito. J vi casos de organizadores que chegaram na cidade pegaram os recursos e saram devendo tudo, devendo trofu, hotel e essas coisas assim. Ento isto at um conselho para outros organizadores, no deixem isso acontecer para no denegrir a imagem do motociclismo no estado.


Corrida organizada por Renan em Vila Valrio
Excelente exemplo:
Pista larga, bem demarcada e com bom afastamento, pblico isolado,
arquibancadas, boa estrutura mdica e de box e etc.
Apoio da prefeitura local faz a diferena.
Foto: Lauro Hoffmann

RH41 - J aconteceu isso?
Renan - J aconteceu isso, eu mesmo j passei por isso, chegar no hotel e o cara me cobrar; vem c, voc que mexe com motocross? Voc que da federao? Sou, por que? No, por que um veio cara aqui e fez um evento, um "fulano de tal", e saiu sem pagar a conta. Eu falei; eu vim aqui fazer o evento? No. Ento infelizmente voc tem que ir atrs dele que o responsvel. Hoje temos pessoas srias organizando e procurando trabalhar no estado, mas tem algumas pessoas tambm que no tem muita noo do que um custo de uma prova de motocross, o cara acha que com um X consegue fazer uma prova e no final acaba tendo um prejuzo financeiro muito grande.

RH41 - Muita gente no entende por que nas provas do capixaba de motocross por voc no tem treinos no sbado, voc poderia de explicar?
Renan - Existem vrios fatores para a Motocross Renan Loubak no organizar os treinos no sbado nas corridas que faz.

O primeiro item: Eu sou adventista, freqento a religio Adventista do Stimo Dia e no fao trabalho aos sbados, ento pra mim o motocross um trabalho, ento eu no realizo os treinos nos sbados.

Outros motivos, falando como organizador;
-Eu fiz uma avaliao com os pilotos sobre isso de que, se voc realiza um treino de sbado voc consegue favorecer alguns pilotos que tem oportunidade de ir no sbado para fazer o treino, alguns pilotos tem essa facilidade e alguns no tem esta facilidade por que s conseguem chegar no domingo da prova pra fazer o seu treino. Ento o piloto que j treinou no sbado j conhece a pista e consegue se destacar melhor, o que no acontece com os pilotos que vo s no domingo.

-Existe hoje um desgaste muito grande de pista, o treino do sbado desgasta muito a pista e em algumas cidades voc no dispe de maquina para acertar a pista. Em algumas cidades voc tem a maquina para fazer a pista por 30 ou 40 horas e depois voc no consegue mais a maquina para dar manuteno na pista.

-Ns temos um problema muito serio no estado que equipe medica para os eventos, para fazer um treino no sbado "bagunado" melhor voc no fazer, voc tem que ter tudo, tem que ter o medico, ambulncia, voc tem que ter a equipe toda de trabalho, ento toda uma estrutura que montada pra corrida do domingo voc tem que montar para duas horas de treinos no sbado. Se voc montar um treino tarde no consegue acertar a pista pro outro dia e corre um risco muito grande de prejudicar o evento devido a este treino do sbado. Algumas cidades tem esta estrutura pra fazer isto e outras no.


Em 2003 organizando e correndo o Campeonato Capixaba de Motocross
Foto: Lauro Hoffmann

RH41 - Fale um pouco sobre a Motocross Renan Loubak? Voc j tem uma estrutura montada para organizar os eventos?
Renan - Eu hoje me dedico muito a questo do motocross, a gente sabe que o estado hoje tem muitos aventureiros dentro do motocross. Ento hoje se voc no procurar se atualizar no que vem acontecendo no Brasil corre o risco no passar apenas de corridinhas. Voc vai vender um projeto com a prefeitura e no tem o que vender, uma cerquinha de corda, um arame, em alguns lugares o pessoal acha que o bump o isolamento de pista e colocam s o bump como isolamento da pista.

Mas a gente sabe que o motocross cresceu muito no estado, so eventos hoje que esto dando at 10 mil pessoas, ento voc no consegue montar um evento desse sem segurana, sem ter todo um isolamento de pista pra voc manter esse nvel de segurana. Ento eu estou investindo em fechamento, to procurando investir num nibus para melhorar a estrutura dos eventos. Os pilotos tambm esto investindo na moto deles para ir para uma prova desta e chegar l sabendo que vai encontrar pelo menos alguma coisa boa, ou pelo menos 80% de bom, que infelizmente a gente no consegue agradar em todas as provas, porque hoje tantos os pilotos como o organizador tem que seguir o regulamento.

s vezes cada um agrada de uma pista diferente. Devido a essa deficincia de profissionais destas reas, eu tive que aprender de tudo, de cronometragem, direo de prova e at de operar maquina e fazer pista, at locuo eu fao. muito difcil voc ter os profissionais desta rea. A responsabilidade muito grande, voc coloca em risco no s os pilotos, mas tambm o nome da cidade que est realizando a prova.

Quem organiza muito criticado, mas as criticas construtivas fazem a gente crescer e melhorar muito as coisas que vamos fazendo. Eu procuro ver as coisas que esto acontecendo l fora e a forma que a gente vai fazer aqui, mas sempre dentro de um acordo financeiro dentro das nossas possibilidades que voc tem para viabilizar os eventos. No adianta querer fazer uma etapa de Brasileiro com 50 mil reais que eu sei que no vou conseguir fazer 30% dele.

E hoje voc fala em 20 mil reais para tentar organizar uma prova mais ou menos numa cidade, montar uma estrutura, uma arquibancada, montar tudo, voc quase apanha l, o cara fala; com 20 mil eu monto escola, eu fao creche, eu fao aquilo, no vou trazer um evento de moto aqui. E s vezes te oferece 3, 4 mil reais, que no pagam nem a premiao dos pilotos. A gente manda um projeto razovel que a gente sabe que as condies das prefeituras so muito difceis, mas faz de acordo com as possibilidades e eu procuro sempre fazer o melhor possvel. Pode no ser o ideal, mas foi o melhor que podia ser feito naquele dia com as condies que me deram para fazer.

s vezes toda a estrutura que voc tem comea a funcionar as 11 da manha, pois os funcionrios designados pelas prefeituras, voc marca as sete da manh e os caras chegam as 11. E voc fica a merc deles por que no foi voc que bancou eles e sim a prefeitura. Se voc pagando difcil cumprir o horrio, imagina desse jeito.

RH41 - as provas do Capixaba de Motocross so muito boas e do um bom retorno de mdia, muito difcil viabilizar um patrocinador fixo para o campeonato?
Renan - eu j tentei isso junto a Petrobrs, j tentei um patrocinador fixo com a Petrobrs ou uma empresa grande bancando pelo menos 50% do projeto, uma empresa dessa bancando, j tentei a Honda tambm, e o resto voc conseguir na cidade com a prefeitura, ai voc consegue realmente montar um campeonato com alguma estrutura.

Mas a resposta deles a seguinte; alguns patrocinadores (empresas) falam; "ah, eu no vendo moto de cross", mas ele esquece que as pessoas que vo ver o motocross hoje no so aquelas pessoas que compram a moto de cross, mas so as pessoas que consomem o produto deles, que eles esto vendendo o produto no dia a dia.

RH41 - Voc est falando das revendas de moto?
Renan - Sim, as revendas de moto, as concessionrias de moto, difcil aquela que vende motos para motocross, mas eles esquecem que quem vai l comprar uma moto de rua, quem vai assistir o motocross, aquele consumidor final da CG, da moto grande enfim, o motociclista.

O que tem a Kolynos ou o Mate Leo com o motocross, no tem nada a ver, mas ns j tivemos patrocnio deles em alguns eventos, por que? Quem vai assistir quem consome o produto, est associando a marca dele com o consumidor final, ento est aparecendo, est havendo um retorno do que ele est investindo. Alguns empresrios no tem esta viso, eles s querem investir no que ele vende, em campanhas do seu produto, mas no quer dar um retorno para quem compra o produto dele patrocinando um evento de lazer como o motocross, que leva um publico muito grande e tambm a imprensa que trs a matria espontnea, que custa caro se ele fosse fazer matria paga.


Em 2003 competindo na Copa ES em Colatina
Foto: Lauro Hoffmann

RH41 - Falando de mdia, as TVs de Vitria acompanham pouco o motocross por ele ser disputado basicamente nas cidades do interior do estado, inclusive no sabem que o campeonato est to bom. O que poderia ser feito para mudar isso?
Renan - Ns temos uma grande dificuldade em termos de mdia por que hoje ns somos quarenta federaes de vrios esportes no estado disputando o espao de cinco minutos no Globo Esporte. No jornal A Gazeta, se eu no me engano, so duas paginas pra mdia estadual e duas para mdia nacional e s vezes o motocross est sendo disputado l no interior e tem um evento realizado na Grande Vitria, ento o deslocamento da equipe de Tv pra ir l cobrir o motocross j fica mais difcil, eles preferem fazer uma cobertura dentro da Grande Vitria por que fica mais fcil pra eles do que no interior por causa do custo de produo.

Outra dificuldade que, apesar de termos uma parceria boa com todos os reprteres desportivos, mas s vezes o editor chefe gosta mais de futebol e quando ns mandamos a matria s vezes tem muitas outras matrias de outros esportes e ele escolhe os esportes que mais gosta. Quando a gente realiza uma prova de motocross aqui na Grande Vitria fica tudo mais fcil para a imprensa se deslocar e fazer as filmagens.

Existe tambm a dificuldade das provas do interior de passar os dados para a imprensa em tempo hbil, tem locais que a gente tem dificuldade de telefone para passar os resultados, em muitos lugares o celular no pega e no d para os resultados chegarem a tempo de serem publicados na segunda-feira seguinte ao evento.

Outro problema que, se voc no faz mdia paga, difcil ter a mdia espontnea. Quando voc fecha um pacote de mdia paga para um evento voc automaticamente inclui a mdia espontnea, j fica tudo includo num pacote, voc no fez a paga no tem a espontnea. Voc s ganha a espontnea se eles no tem outras matrias para colocar. Alguns reprteres j conversaram comigo sobre isso, j fizemos reunies das federaes do estado com o pessoal da imprensa para saber por que no saem as matrias e as explicaes foram estas. J tivemos Brasileiro de Motocross que saiu uma matriazinha l no rodap e um campeonato de pipa sair uma matria inteira e ningum entender o por que. s vezes voc colocou a divulgao do evento em uma rdio, se a imprensa concorrente eles no vo divulgar alegando que da concorrncia.

Como voc pode ver so muitos problemas...

RH41 - J temos a confirmao da 4 etapa do campeonato em Viana, e as demais etapas?
Renan - A quinta etapa est confirmada em Alfredo Chaves dia 31 de julho, a sexta ser em Vila Valrio dia 14 de agosto e a final em Campo Grande no dia 28 de agosto, todas confirmadas.

RH41 - E a Copa ES de Motocross?
Renan - temos algumas provas extras agendadas. A abertura da Copa Esprito Santo seria no dia 15 do ms passado naquela prova de Cachoeiro do Itapemirim, mas a prova teve que ser adiada por uma semana e acabou coincidindo com a data da corrida de Rio Bananal, por isso no pode valer para a Copa para no prejudicar alguns pilotos. Ns j temos algumas cidades como Vargem Alta, Cachoeiro e Iconha querendo, ento provavelmente poderemos ter a Copa ES 2005.


A filha Hanna herdou a paixo do pai.
Tri-campe do Minicross, este ano est correndo na 80cc
Foto: Lauro Hoffmann

RH41 - devido dificuldade que reunir os pilotos, organizadores e Fecam para debater sobre nossos assuntos, ns do RH41 resolvemos criar um Frum no site. O que voc acha?
Renan - Depois que foi criado, o RH41 deu uma ajuda muito grande ao motociclismo capixaba que comeou realmente a ter suas provas divulgadas l fora, as pessoas terem acesso ao que est acontecendo dentro do motociclismo capixaba que estava muito escondido, as pessoas fora do nosso estado ou at dentro do estado no tinham acesso s informaes do nosso motocross.

A criao do Frum muito boa por que, s vezes, tem pessoas que vo para o Mural do RH41 e falam de coisas que elas no sabem como funcionam, cada estado uma situao, no adianta querer comparar Rio com Esprito Santo ou com So Paulo ou com Minas e Bahia, cada estado vive a sua realidade dentro do esporte.

A criao do Frum dentro do site para debater estes assuntos muito boa por que muitos pilotos moram longe e quando fazemos uma reunio para decidir como vai ser o ano seguinte poucos aparecem, com o Frum vai ficar mais fcil para a gente conversar mais. Eles vo ter respostas das coisas que acontecem, por que eles s vem o que esta acontecendo no dia da prova, e dia de corrida muito complicado por que os pilotos esto doidos para correr e preocupados com prova e o organizador tambm e fica muito difcil ter tempo para conversar e decidir alguma mudana.

O organizador viaja varias vezes at a cidade da prova, fica longe da famlia, se sacrifica muito e no dia "chamado de tudo", as pessoas no sabem por que cobrada uma inscrio, por que a premiao e mais baixa ou mais alta do que outros estados, eles no sabem nada disso. Portanto, a criao do Frum do RH41 vai dar oportunidade deles terem estas explicaes.

Algumas perguntas voc consegue responder tranqilamente, agora tem perguntas que no compensa nem responder por serem to absurdas a ponto de comparar um evento capixaba com um Brasileiro de Motocross, tipo: "Por que o brasileiro tem aquela estrutura e o capixaba no tem?", a no tem resposta mesmo.

Eu agradeo muito aos pilotos que reconhecem esse trabalho que vem sendo feito dentro do nosso estado, ns crescemos muito, temos que melhorar muita coisa ainda em termos de organizao, em termos de estrutura.

RH41 - Fique a vontade para falar o que quiser.
Renan - eu queria agradecer aos amigos, o motocross realmente uma famlia, ns fazemos muitas amizades no esporte. Temos amizades de muitos anos que nos acompanham e sabem como feito este trabalho, sabem as dificuldades que voc enfrenta para organizar os eventos. Amigos que chegam no evento e procuram nos ajudar, entendem as situaes que acontecem no dia. O organizador s vezes se v sozinho no evento por que algumas pessoas contratadas no apareceram e estes amigos procuram ajudar nestas situaes, procuram saber o que est deficiente no dia e colaboram.

Eu agradeo os pilotos que confiam no trabalho, no da federao, mas o trabalho do Renan, por que o Renan fica, a federao outro pode assumir na prxima eleio. Isso o gostoso no motocross as coisas passam os amigos ficam, esta amizade fica entre os pilotos e as famlias que freqentam o motocross. So tantos amigos que a gente tem dentro do motocross que, sem citar nomes para no esquecer algum, eu quero agradecer todos os amigos que amam o esporte e esto nesta batalha juntos.

O sonho de todos ns ver grandes eventos de motocross no estado com pilotos bons participando do campeonato brasileiro, ganhando o campeonato, motos novas andando, o sonho de todos ns.

J estou no motocross h 25 anos, como piloto, organizador e presidente da federao, como admirador, mecnico, de tudo eu j fui um pouco no motocross, e um esporte que acho que vou ser sempre apaixonado, e ainda tem minha filha que est andando e tambm apaixonada.

Agradeo tambm aos pilotos de fora que vem do Rio, Minas, Bahia e outros estados. Se no tiver piloto no tem corrida. Agradeo a todos.

Rápidas
Nome:
Renan Loubak
Data nasc.: 05/09/1966
Cidade: Cariacica-ES
Categoria: Open
Hobby: Motocross
Comida: Mais natural possvel, verduras, legumes, etc.
dolo: Em primeiro lugar Deus, no motocross eu tenho o Jorge Negreti como dolo
Sonho: Ser um grande piloto de motocross. "Ainda no realizei, mas pretendo chegar l."
Vcio: Motocross
Msica: Evanglica


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